Entre os dias 16 e 20 de maio, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, participa da 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), com o tema Compliance no Agro.
Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer. No Brasil, o agronegócio é um dos pioneiros na criação de uma medida oficial para incentivar as empresas a desenvolverem uma cultura efetiva de compliance. A oportunidade surgiu com a criação do selo Agro+Integridade, instituído pelo antigo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no final de 2017 para empresas que desenvolvem boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade.
Os pesquisadores Aristoteles Pires de Matos e Joselito da Silva Motta serão os representantes da Embrapa Mandioca e Fruticultura presentes no evento, onde vão apresentar palestras. Matos vai falar sobre Produção Integrada de Frutas (no dia 16 às 16h e no dia 17 às 11h) enquanto Motta ministra, em três dias do evento, palestras sobre a versatilidade de uso da mandioca na alimentação humana e animal e, também, realizar oficinas de tapiocas coloridas preparadas com ingredientes naturais.